Photoshop - Texto com Magma effect

E aí, como vai você? Espero que bem! Hoje irei explicar como eu criei esse super efeito de magma em um texto no Photoshop.


Há um tempo atrás, um aluno me pediu para criar um banner para seu canal no YouTube e eu, como sempre, estou com falta de tempo rsrs. Porém, sabe quando bate aquela inspiração momentânea, assim, do nada? Era por volta das 23 horas de ontem, eu estava na frente do computador sem nada pra fazer (raro, mas esses momentos acontecem) e... saiu essa imagem que você pode ver aí em cima e eu explico em primeira mão como ela foi feita! (Detalhe: o Junior nem sabe que eu desenhei isso ainda, surpresa para a volta às aulas).

Iniciando


Para começar, uma imagem de capa para YouTube tem alguns critérios a serem seguidos: para se ajustar perfeitamente ao espaço destinado a ela, sua resolução máxima é de 2560 pixels de largura por 1440 de altura, e dependendo do dispositivo acessado, uma parte dela apenas é mostrada, com foco sempre no centro conforme a imagem a seguir.


Com base nessas informações, criei um arquivo novo no Photoshop com as dimensões máximas e resolução de 72 dpi.


Com o arquivo criado, posicionei a imagem anterior para me servir como base, ou seja, manter o foco do efeito na área principal, visível em todos os dispositivos.


Como essa imagem iria ficar como camada de fundo eu criei guias que me auxiliariam no posicionamento do texto. Lógico: não precisa criar todas as guias, mas como eu disse eu não tinha nada para fazer mesmo...



Mãos a obra


Hora de começar o trabalho propriamente dito: escolhi uma textura de asfalto, copiei e colei, para servir como imagem de base para o desenho.


Como só o asfalto ficou meio sem graça, eu queria que ele tivesse mais defeitos, relevo, enfim, inseri uma outra imagem sobre ele e alterei o Blend Mode para Overlay. Para você ver a diferença, do lado esquerdo da imagem abaixo o Overlay está aplicado na imagem.


Como já se vê na metade esquerda da imagem acima, com a ferramenta Letreiro Elíptico eu selecionei uma elipse que toca as bordas da imagem, inverti a seleção e criei uma nova camada (CTRL+ALT+SHIFT+N). Usei a opção Refine Edge com os valores abaixo para suavizar a seleção conforme mostrado a seguir.



Usei a ferramenta de Preenchimento na cor preta e pintei a seleção (observe que a nova camada está selecionada ao lado direito). E para o efeito não ficar muito forte, diminuí a Opacidade para 50%.




Digitando o texto

Com o fundo pronto (ou quase, acabei mexendo nele depois) chegou a hora de escrever o texto. Escolhi uma fonte que já havia instalado chamada "A bite" e escrevi o título principal do canal. Deixei a cor vermelha apenas para destacar do fundo, pois iria aplicar vários efeitos e texturas em cima dessa camada.


Dois cliques sobre a camada do texto, e o primeiro efeito que eu apliquei foi Stroke, criando uma variação alaranjada na parte de baixo do texto, conforme a imagem a seguir.


Logo a seguir, apliquei um Color Overlay na cor cinza escuro (se você estiver tentando reproduzir esse efeito, é sempre bom experimentar outras cores, afinal, não existe certo ou errado aqui). No meu caso, imaginei que esse texto ficaria logo sobre o asfalto como se ele estivesse sido queimado no formato das letras.


Apliquei também um Drop Shadow, para criar uma sombra projetada no asfalto e dar profundidade ao texto. Como o fundo é bem escuro, aumentar a opacidade aqui ajuda a visualizar melhor o efeito.


Para melhorar ainda mais a sensação de profundidade, adicionei também um Inner Shadow, criando uma espécie de sombra do lado de dentro das letras. Perceba que aumentei um pouco o valor do Noise (ruído) para criar um granulado nas bordas do texto. Desliguei o fundo e o Color Overlaypara ver melhor como estava ficando o efeito.


Magma brilha, certo? Portanto já era hora de começar a trabalhar isso também. Para isso, usei Inner Glow, que cria um brilho interno na camada. Alterei o Blend Mode para Linear Dodge, que deixou o efeito mais forte nas bordas do texto.


Trabalhando mais a profundidade, usei Bevel & Emboss, alterando o modo para Chisel Hard. Na profundidade (Depth) coloquei um valor alto (não adianta aumentar demais também porque a partir de 600% mais ou menos praticamente não muda muita coisa). Alterei o brilho (Highlight) para vermelho e a sombra (Shadow) para cinza. Ficou desse jeito:


Continuando em Bevel & Emboss, eu adicionei também uma textura (escolhi uma textura de fumaça e acabou dando um efeito legal).


Logo em seguida eu dupliquei a camada do texto e limpei todos os efeitos da nova camada. Com isso, eu tenho uma camada com o mesmo formato da anterior e a possibilidade de adicionar novos efeitos por cima dos já criados: basta alterar, na janela de Estilo da Camada, em Blending Options, o Fill Opacity para zero! Observe abaixo:


Com isso é possível adicionar mais efeitos como se fossem na camada anterior, permitindo uma gama maior de resultados.

Nessa nova camada, eu adicionei Inner Shadow novamente na cor laranja, como se fosse um metal meio enferrujado.


Aplicando novamente o Inner Glow para criar um brilho nas bordas do texto, dessa vez na cor branca e Blend Mode Overlay para apenas clarear as bordas.


Novamente utilizando Bevel & Emboss para trabalhar a profundidade e a iluminação: dessa vez alterei o Highlight mode para Saturation na cor preta, só para diminuir a força das cores quentes da borda do texto.


Criando o padrão "Magma"


Não é difícil criar um padrão no Photoshop: basta você ter uma imagem que possa ser ladrilhada (que quando duplicada e posicionada ao lado da anterior ela forme emendas pouco visíveis). Eu utilizei uma imagem de magma para isso, basta abrir a imagem e ir na opção Edit, Define Pattern, dar um nome ao novo padrão e pronto! Observe abaixo:



Com o padrão criado, voltando ao arquivo original, basta aplicar um Pattern Overlay na camada do texto e o efeito está criado!


A imagem acima já está com alguns detalhes que explico logo a seguir: eu gostaria de um pouco mais de sombra na região abaixo do texto, portanto agrupei as duas camadas do texto e logo abaixo dela criei uma nova camada com o nome Shadows (observe as próximas imagens). Usei a ferramenta Pincel na cor preta com transparência em 50% para criar uma mancha sombreada abaixo do texto. Observe o texto sem sombra e com sombra:



Criei uma outra camada agora para fazer um brilho alaranjado em torno de alguns pontos do texto. Para isso apenas troquei a cor do pincel para laranja, mantive a transparência e usei um filtro Gaussian Blur para criar um pouco de desfoque na camada.



Como eu estava achando os pontos escuros do padrão sem muito contraste com a imagem, criei mais uma camada (Black, na imagem a seguir); com o mesmo pincel, na cor preta, criei alguns pontos dentro do texto e utilizei novamente o Gaussian Blur para criar um desfoque nessa camada, criando um . Abaixo mostro o resultado:



Criei mais uma camada, agora para fazer um brilho interno no texto: usei a mesma técnica de pintura com o lápis na cor laranja (um pouco mais claro, para dar brilho no desenho) e alterei o Blending Mode para Color Dodge. O resultado eu mostro abaixo:



E por fim, criei alguns pontos de luz mais intensa: usei o mesmo pincel, agora na cor branca, criei uma nova camada (HighLights abaixo) e pintei alguns pontos na parte superior do texto. Também apliquei Gaussian Blur com um valor bem reduzido e alterei o Blending mode para Overlay.



Fumaça

Repetindo tudo isso, criei o texto "os" que fica logo acima do título e parti para a inserção da fumaça (já era mais de meia noite isso kkk). Não teve muito segredo: removi a saturação da fumaça, com fundo preto, e troquei o Blending mode para Lighten. Automaticamente o fundo preto é ignorado e basta ajustar o tamanho e a posição. Dupliquei a camada algumas vezes e obtive o resultado abaixo.


E depois disso...


Fui dormir, claro kkk...

Brincadeiras a parte, não é um efeito muito difícil de ser criado, e espero que você consiga reproduzi-lo! Caso tenha alguma dúvida, não esqueça de comentar. Um forte abraço e até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários