Como é feita uma Maquete Eletrônica?

Seja apenas por curiosidade, interesse em aprender ou na hora de contratar um serviço mesmo, muitas pessoas me fazem essa pergunta. E nessa postagem eu decidi compartilhar, de forma bastante simplificada, os bastidores da criação de um cenário 3D!

A intenção aqui é tirar dúvidas e matar a curiosidade, portanto, caso surgir aquela interrogação durante a leitura, comente! Será de imensa satisfação responder você. Preparado? Vamos lá!

Como é feita uma maquete eletrônica?
O PROFISSIONAL de Design 3D é aquele que reúne todas as REFERÊNCIAS necessárias (fotos, plantas, esboços, catálogos, etc.) para realizar um projeto (maquete eletrônica, design de produtos, impressão 3D, entre outros). Baseado nesses dados, ele utiliza todos os seus conhecimentos e recursos em TECNOLOGIA e ARTE, a fim de criar o REALISMO tão desejado em um ambiente virtual.
O designer recebe todas informações, plantas, desenhos e detalhes técnicos do projeto nesse momento. Com o material em mãos e analisado, já é possível estabelecer o valor inicial e o prazo do projeto.Definidos os prazos, inicia-se o processo de modelagem. A cena começa a ser construído no computador. São usados softwares de modelagem, como Sketchup e o 3ds Max. Vários testes são enviados ao cliente para análise. Aqui, novos testes são enviados para o cliente escolher o ângulo da câmera e o tipo de iluminação ambiente. Caso deseje mais de uma imagem do mesmo ambiente, isso poderá ser solicitado nesse momento.
Aprovados os ângulos da câmera e a iluminação, é hora de definir as cores e materiais da cena. Novos testes são feitos, com detalhes inseridos na cena, como vegetação, carros e pessoas e animais. É feita uma renderização da imagem em resolução de teste para análise. Caso aprovada, é feito o render final. A imagem em resolução final será enviada para a pós-produção, onde irá receber os retoques e acabamentos finais. Pronto! A imagem pós produzida e em resolução mínima de 4K é enviada ao cliente via WeTransfer ou Google Drive e o projeto é arquivado.
Praticamente qualquer pessoa que queira construir ou reformar um imóvel, ou até mesmo criar algum produto ou equipamento, afinal, é possível fazer praticamente TUDO em um ambiente 3D! Veja as vantagens da aplicação de maquete em algumas áreas: Engenheiros e Arquitetos podem facilitar a vista de uma planta com uma maquete. Corretores e imobiliárias usam perspectivas para vender um imóvel ainda na planta. Empresas automobilísticas, navais e aeronáuticas testam a dinâmica do veículo virtualmente. Fabricantes de eletrônicos criam conceitos e protótipos de futuros aparelhos no computador.


Gostou do infográfico? Curta e compartilhe com seus amigos! E não se esqueça de tirar suas dúvidas abaixo! Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários