Projetos recentes

Boa tarde, tudo bem contigo? Espero que sim! Eu como sempre estou na correria para realizar e apresentar novos projetos, e hoje resolvi compartilhar alguns desses com você.

Digo "alguns" porque muitos projetos que eu faço são confidenciais: interiores de empresas, escolas ou até mesmo residências que os clientes preferem manter em sigilo. Portanto, irei mostrar os projetos que executo em sala de  aula e workshops.

O sobrado abaixo foi executado em sala de aula para demonstração de técnicas de modelagem, iluminação e texturização em V-Ray:

Finalização do sobrado.

A modelagem da casa foi bem simples, e foram utilizados alguns elementos prontos na composição (carros, luminárias e árvores por exemplo foram importados da minha biblioteca pessoal de modelos).

Cena modelada

Elementos importados.

Também utilizamos alguns plugins para facilitar nossa vida. As telhas foram criadas utilizando o ATiles, que você pode baixar a versão gratuita do site da Aviz Studio. Para a grama, utilizamos o V-Ray Fur, já incorporado no V-Ray.

Detalhe do telhado. 

Detalhe da grama.

Após a renderização, fizemos uma rápida pós-produção no Photoshop apenas para correção de cores, níveis e iluminação, bem como a inserção de um plano de fundo na nossa imagem. Não entrarei em detalhes sobre essa etapa, porém abaixo você confere o antes e o depois da cena.



Projeto Old Memories

Outro projeto que apresentei num workshop, o título original seria "The violin", instrumento que tenho enorme admiração; porém, para responder todas as perguntas dos alunos, achei melhor utilizar o piano da cena final e aumentar o campo de visão, atendendo dúvidas sobre iluminação, texturização e pós produção.

Renderização final após tratamento no Photoshop.

Também foram utilizados vários modelos da minha biblioteca pessoal para ganhar tempo e focar nas dúvidas dos alunos. Para essa cena também utilizamos plugins na modelagem conforme detalhes abaixo:

Piso de madeira criado com a versão gratuita do modificador FloorGenerator. 

Boisserie executada com o Sweep Profile.

Foram vistos inúmeros conceitos de texturização e iluminação dessa cena. Porém, o foco maior foi a pós-produção no Photoshop, onde os alunos aprenderam a compor um render com outras imagens (o fogo da lareira, por exemplo) e inserir os raios de luzes que partem da janela de uma maneira sutil e realista como você pode conferir abaixo:

Render original. 

Pós produção.

Lumion

E por fim, estou iniciando uma nova empreitada: passeios virtuais. Há algum tempo atrás já tinha ouvido falar do Lumion, um software poderoso (e um tanto quanto pesado) para criação de vídeos de ambientes 3D.

Ainda falta muito para dominar a ferramenta, mas os primeiros resultados você já pode conferir logo abaixo:




E é isso, espero que você tenha gostado de acompanhar um pouquinho dos meus trabalhos. Não se esqueça de seguir o canal do YouTube e que comentários, críticas e sugestões são sempre bem vindos! Um forte abraço e até a próxima!